Rapel – Cachoeirismo

Rapel Cachoeira Almécegas IO rapel é uma técnica usada para enfrentar acidentes geográficos como cachoeiras, cânions, abismos ou cavernas. Chamamos de cascading (Cachoeirismo) as descidas de cachoeiras utilizando cordas fixas.

Na Equipe Travessia temos vários condutores treinados para conduzir a atividade com segurança. Os condutores são treinados constantemente, participando de simulados e cursos de reciclagem, seguindo os protocolos internacionais.

Aproveitando o enorme potencial da Chapada dos Veadeiros, escolhemos e equipamos algumas cachoeiras para fazer o que chamamos de batismo, descidas com pessoas sem nenhuma ou pouca experiência na atividade.

 

Breve Histórico Rapel (Cachoeirismo)

A palavra rapel é do vocabulário francês que quer dizer “chamar” ou “recuperar”, que foi usada para batizar uma técnica de descida por cordas, amplamente praticada em esportes como escalada, canyoning, espeleologia (exploração de grutas e cavernas) e outras atividades.

Nos últimos anos essa técnica tem sido empregada como uma diversão em si, e não apenas associada aos esportes que a criaram, pois era utilizado por equipes de resgates em suas operações.

O rapel, desde que acompanhado e organizado por condutores experientes, pode ser praticado por qualquer pessoa, que pode transpor obstáculos como cachoeiras, paredes, precipícios, pontes e outros. É uma aventura deliciosa, que permite um contato intenso com a natureza, já que maioria dos locais escolhidos para a atividade são cachoeiras (cachoeirismo) ou outros acidentes geográficos naturais.

Essa atividade é feita por meio de equipamentos seguros que permitem que qualquer pessoa que goste de aventuras desça pelas cordas, com a alternativa de parada no meio da descida, para tirar fotografias ou simplesmente apreciar a paisagem ao redor. (Fonte: http://www.oscobrasonline.com)

 

Rapel na Cachoeira Almécegas I

A atividade acontece na Pousada Fazenda São Bento, a 9 km de Alto Paraíso, onde está localizada a cachoeira Almécegas I com 45 m de altura.

Primeiramente os condutores equipam e instruem o grupo com os procedimentos e técnicas da atividade, em seguida cada participante faz o treinamento. A descida é dividida em duas partes, a primeira uma queda positiva onde o esportista desce com os pés na parede, passa por vários platôs e desce a parte negativa pelo meio da cachoeira, o final da descida é na piscina da cachoeira.

 

Serviço Rapel:

Funcionamento:

Para grupos (com agendamento prévio) a partir de 06 pax

Localização:

Fazenda São Bento – Cachoeira Almécegas I

Deslocamento a pé por trilha de aproximadamente 2400m

Descrição da Atividade:

Tempo estimado da atividade: 45 minutos

Tamanho da cachoeira almécegas I: 50 Metros

A atividade tem um poço no final, precisa de habilidades de natação

Deslocamento de retorno ao topo da cachoeira: (aprox 15 minutos)

A Cachoeira Almécegas I tem 50 metros de altura; Tecnicamente dividimos esta em 2 partes. A 1ª parte é a “positiva”; Após a passagem pelo condutor do meio vem a 2ª parte a ” negativa” Onde o praticante desce por traz do Véu da cachoeira sem ter o contato dos pés na Rocha.as cordas estão ajustadas com a ponta na “linha do espelho d´agua” de forma que ao finalizar a descida a corda sai automaticamente do seu equipamento.

Dicas:

Água e Lanche

Trajes adequados:

Calçados : tênis fechado, bota, papete ou sapatilha (Para molhar)

Roupas: calça leve, bermuda ou short, camiseta (Para molhar)

Roupas Secas para troca após a atividade

Máquina Fotográfica

OBS:

Para fazer a atividade de Rapel, é cobrado R$ 20,00 referente à entrada da Fazenda São Bento e o Valor do Rapel – R$ 80,00 por pessoa.

Fotos: Ion David – www.Travessia.tur.br