DSCF0927

A Fazenda São Bento compõe o quadro histórico da região da Chapada dos Veadeiros, surgindo como propriedade rural por volta de 1840. Suas terras pertenciam ao município de Cavalcante, núcleo de mineração de ouro, cujas minas foram descobertas e exploradas no século XVIII.
Em meados dos anos de 1920, a fazenda foi adquirida pelo geólogo Rodolfo Pfrimer, passando a funcionar como centro de apoio das atividades de exploração de cristal de rocha.
Por essa época, surgia timidamente o aglomerado social de Veadeiros, hoje Alto Paraíso.
Alguns anos depois, em 1933, aportava no Brasil o jovem austríaco Walter Pfrimer, juntando-se ao tio Rodolfo. Fixou-se na Fazenda São Bento, integrando na faixa local de extração e comercialização de cristais. A partir de 1937, a demanda mundial pelo cristal tornou-se crescente, o que determinou a intensificação de sua exploração. Vários arraiais mineradores surgiram em Goiás.
Grandes cristais foram encontrados na área nucleada por Veadeiros, sobressaindo dois deles, com 42 e 48 quilos respectivamente, conforme testemunho de Walter Pfrimer.
Em 1947, um fato relevante marca a história da Fazenda São Bento. Deu-se ali a recepção e hospedagem da comitiva encarregada de estudar o sítio para a localização da nova capital do Brasil. Uma pista para pouso de avião foi aberta pelos Pfrimer. Pela primeira vez, pousava avião na extensa região da Chapada dos Veadeiros.
Na Pousada Fazenda São Bento, ainda florescem árvores frutíferas centenárias, que compõem seu pomar. Ali produzia frutas de clima temperado, as frutas nobres (pêra, maça, morango) e frutas tropicais como manga, jaca, marmelo e outras.
Os influxos da construção de Brasília abriram uma nova fase para a fazenda. A produção nacional de insumos possibilitou a modernização das atividades rurais. A Fazenda São Bento foi reestruturada com a implantação de equipamentos modernos, florescendo ali a empresa.
Pela harmonia do conjunto de elementos naturais que formam o seu sítio, São Bento representa uma dádiva da Natureza. Pela vida que ali floresce desde remoto passado, a fazenda é um testemunho da história dessa área de Goiás. O potencial de energia que alimenta sua dinâmica no presente lhe assegura uma posição ímpar para as perspectivas de expansão do emergente ecoturismo regional.

>> Veja fotos do nosso espaço