Tirolesa

TIROLESA VÔO DO GAVIÃO
Localizada dentro da propriedade da Pousada Fazenda São Bento, a Tirolesa Vôo do Gavião, é a mais recente atividade do Circuito de Aventura da Travessia Ecoturismo.
O desafio consiste em deslizar sob dois cabos de aço paralelos, tencionados entre a Serra Almécegas com 1265m de altitude e o morro do Mirante da Fazenda São Bento com 1210m de altitude totalizando um desnível de 55m.
A Tirolesa recebeu o nome de “Vôo do Gavião” pela quantidade de Gaviões Carcarás existente na área. Tem 850m de extensão a 100m de altura, a 55km/h, considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil.
Acreditando no potencial da atividade, a Travessia Ecoturismo firmou uma parceria com a Alaya empresa especializada em turismo de aventura sediada em Brotas, estado de São Paulo, referência brasileira em construção de circuitos de arvorismo e estruturas de tirolesa. Firmou também a parceria com a Fazenda São Bento, local onde a atividade está construída.
A Tirolesa “Vôo do Gavião” foi idealizada tomando como referencia experiências observadas na Nova Zelândia e outras de grande porte construídas recentemente no Brasil.
A atividade é monitorada por condutores experientes da Travessia Ecoturismo, com a utilização de técnicas, procedimentos e equipamentos internacionalmente reconhecidos, a operação segue as recomendações das normas brasileiras de turismo de aventura – ABNT vigentes. Os equipamentos de proteção individual necessários para a prática da tirolesa são: cinto cadeirinha para escalada, mosquetão, cabo auto-seguro de fitas, polias especiais para cabo de aço, e capacete.
O praticante experimenta a sensação semelhante a um Vôo de Parapente – porém com muito mais segurança. Tem o privilégio de contemplar uma incrível vista de 360º incluindo as principais Serras e morros da Chapada dos Veadeiros: Morro da Baleia, Serra das Cobras – limite do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Morro da Conceição, Serra Almécegas, Serra da Boa Vista. Quem experimenta o Vôo do Gavião entenderá grande parte da geografia da Chapada.
Permite a emoção de voar por vales contemplando as mais belas paisagens por ângulos diferentes, é uma atividade passiva, que não exige técnica nem condicionamento físico específico do praticante, mas proporciona muita adrenalina, permitindo a prática de maneira segura, inclusive para leigos, que simplesmente senta na cadeirinha, desliza pelo cabo de aço e contempla a belíssima paisagem da região.
Serviço Tirolesa Vôo do Gavião:
Funcionamento:
Finais de Semana e Feriados das 09hs as 17hs
2ª a 6ª – para grupos (com agendamento prévio) a partir de 04 pax
Localização:
Fazenda São Bento
Deslocamento de carro até a plataforma de baixo da Tirolesa de aproximadamente 2 km – Deslocamento de carro até a plataforma de partida: 5 km (aprox 15 minutos)
Descrição da Atividade:
Tempo estimado da atividade: 45 minutos
Tamanho da Tirolesa: 850 Metros de extensão e 100 Metros de altura
Dicas:
Água e Lanche
Trajes adequados:
Calçados : tênis fechado, bota, papete ou sapatilha
Roupas: calça leve, bermuda ou short, camiseta
Máquina Fotográfica
OBS:
O deslocamento do transporte da plataforma de baixo até a plataforma de cima, no caso de transporte do condutor é cobrado a parte. Caso o visitante opte em ir no seu próprio veículo, alguém de sua confiança terá que dirigir o veículo no retorno.
Valor da Tirolesa – R$ 70,00 por pessoa
Breve Histórico – Tirolesa
Originada na região de Tirol – Áustria, inicialmente utilizada para Travessia de animais sob rios, a Tirolesa consiste em um cabo aéreo ancorado horizontalmente entre dois pontos, pelo qual o aventureiro se desloca através de roldanas conectadas por mosquetões a uma cadeirinha de alpinismo.
Maiores informações:
TRAVESSIA ECOTURISMO
Av. Ary R. Valadão Filho, 979 – Centro – Alto Paraíso – GO – CEP: 7377-0000 – Telfax: +55 (62) 3446 1595.
Fotos: Ion David – www.Travessia.tur.br